Um interessante debate

O Prós e Contras da RTP desta semana teve finalmente um debate interessante. No mesmo estúdio, os Professores João Ferreira do Amaral, Jorge Bateira, António Nogueira Leite, João Salgueiro discutiram alguns argumentos sobre a permanência ou saída da zona Euro. O programa teve alguns momentos interessantes, apesar de achar que a alternativa dos que defendem a saída do é muito fantasiada – estes sempre enfatizam uma saída “ordeira” em que, essencialmente, a ordem da “ordeira” nada mais é do que exigir que os países aforradores estejam dispostos a perder ainda mais dinheiro para manter o nosso estilo de vida. No entanto, duas ilusões – também habitualmente comentadas noutros fóruns de discussão – foram mais uma vez repetidas por participantes do debate (fossem dos “pros”, fossem dos “contras”), nomeadamente:

  1. A certa altura João Salgueiro afirma que a existência do desemprego é nos dias de hoje totalmente evitável, bastando apenas que os responsáveis políticos sigam os ensinamentos de Keynes.
  2. Mais à frente Jorge Bateira afirma que o repúdio da dívida pública por parte das autoridades não acarretaria graves custos para o país pois o governo já controlou as finanças públicas ao ponto de ter um excedente primário (isto é, as receitas de impostos cobrem as despesas do estado se descontarmos

Estes dois mitos estão relacionados pois são facilmente desmontáveis utilizando um factor comum a ambos: custos (não directos) de um incumprimento. Sobre este assunto já escrevi nestes 2 comentários (1 e 2). Noutro dia, escreverei em maior detalhe sobre a razão de tais opiniões serem erradas.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Economia. ligação permanente.

Comentar...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s