Dívida pública portuguesa: comparação internacional e o acto de fiar

Para uma melhor compreensão das dinâmicas internacionais relativamente a défices orçamentais e dívidas públicas deixo aqui dois gráficos.

O primeiro gráfico indica a evolução recente das finanças públicas de um grupo de países. À primeira vista Portugal não parece estar  mal enquadrado. Atente-se no entanto que os números entre parênteses indicam o crescimento médio do PIB na última década. Certamente que este péssimo desempenho económico deverá estar a funcionar como um primeiro sinal de preocupação dos credores internacionais.

Fonte: Fed de St. Louis

Mas há ainda mais e pior. Utilizando as previsões dos economistas do BPI – que apresentaram uma estimativa para a ‘dívida consolidada’ (acrescentam a dívida de empresas do estado, de municípios, e de regiões autónomas) – podemos desenhar o segundo gráfico. Este induziria qualquer pessoa a verbalizar a seguinte reacção: – Queres fiado? Toma!

A linha a vermelho foi adicionada por mim. Baseia-se nas estimativas do bpi e assume uma ‘dívida pública consolidada’ de 60% do pib em 2006 (atente-se que o tal estudo do bpi apontava ainda para uma dívida pública de 135% do pib em 2013)
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Economia. ligação permanente.

Uma resposta a Dívida pública portuguesa: comparação internacional e o acto de fiar

  1. Paulo diz:

    -Quando ganharam milhões onde estiveram estes Senhores da economia e da finança para dividir com o povo, onde foram parar os lucros do anos dourados da economia.
    Quanto aos nossos governantes e políticos e grandes mentes que sabem governar nas boas epocas (pois assim enriquecem mais) agora que vão aos seus patrimónios e paguem as contas ajudem muito, pois muito foram ajudados?
    O noutra solução cortem nas suas regalias (ajudas custo, de representação cartões de credito, e sei lá mais o que, sigam ao ordenado que ganham pelo menos até a crise passar.
    Pois quem come a carne também tem de comer os ossos.?????

Comentar...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s