Erros de 1929, nunca mais

ED-AJ874_bernan_G_20090720153805

Um dos mais graves problemas da Grande Depressão foi a queda de preços. Entre 1929 e 1931 os preços nos EUA caíram mais de 25%, um efeito que terá contribuído para a evolução nefasta da economia americana – fortemente baseada no crédito (para ver quais as consequências negativas de uma deflação consultar aqui).

Para alguns economistas, esse comportamento adverso dos preços, derivou directamente de políticas erradas da Reserva Federal. Nesta corrente de opinião, foi a inacção e falta de credibilidade das políticas do banco central que fizeram com os preços tivessem uma evolução tão negativa.

Será que estamos a cometer o mesmo erro do passado? Dificilmente. Lembremos-nos o que disse Ben Bernanke em 2002, na comemoração do nonagésimo aniversário de Milton Friedman, relativamente à Grande Depressão e dirigindo-se directamente ao seu Professor e a Anna Schwartz (co-autora de Friedman):

Sim têm razão, fomos nós que a criamos. Estamos desgostados. Mas graças a vocês, isso não irá mais acontecer.

Mas será que estas palavras estão a ter paralelo nesta crise de 2007 que vivemos. Avaliando pela evolução dos preços, parece que sim. Deixo aqui a minha última figura que compara os preços dos bens ao consumo em 1929 e em 2008. Os riscos de deflação parecem afastados. Entre Dezembro de 2008 e Junho de 2009, a taxa média anualizada de inflação já ultrapassou os 2%. O grande objectivo agora é que os EUA se mantenham por aí.

inflation

Evolução do Índice de Preços ao Consumidor nos EUA nos episódios da Grande Depressão e da crise de 2007-presente. Fonte FRED.
Nota: A gravura no topo do artigo foi retirada do Wall Street Journal aqui.
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Macroeconomia, Política Económica com as etiquetas , , . ligação permanente.

Comentar...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s