Artigos de opinião económicos em destaque

Finalmente tenho algum tempo para retomar o acompanhamento da discussão económica feita em Portugal. E parece que há um novo manifesto de economistas. Mais tarde comentarei esse documento. Para já recomendo apenas a leitura de um artigo de opinião por Ricardo Reis e de uma entrevista a Kevin Murphy:

  • Em Inflação Negativa (hoje no i ainda sem link), Ricardo Reis, um dos melhores economistas portugueses, discute a questão da deflação numa abordagem muito económica: descreve os benefícios, custos, e áreas mais ambiguas (faz lembrar este artigo que escrevi há uns tempos) ;
  • A entrevista recomendada é do brilhante Kevin Murphy no excelente periódico da Reserva Federal do distrito do Minneapolis – The Region. O trabalho desenvolvido por este economista baseia-se na aplicação da teoria económica mais consensual e bem sucessida (paradigma neoclássico na microeconomia) – em parcas palavras oferta e procura – para obter as explicações mais convincentes sobre a tendência no aumento das desigualdades, desemprego, vícios, saúde, e fertilidade (também já tinha escrevido nestes termos sobre desigualdes salariais – aqui). E esta simplicidade de análise faz muita falta para alguns economista que povoam o espaço mediático português.
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Economia com as etiquetas . ligação permanente.

Comentar...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s