Expectativa para o prémio Nobel em economia – 2011

Thomas Schelling and Robert Aumann, Photo: Henrik Montgomery, Copyright © Scanpix"
Robert Aumann e Thomas Schelling laureados de 2005 (imagem aqui)

Logo para começar, este não se trata de um prémio Nobel convencional, mas de um cedido pelo banco central da Suécia em memória de Alfred Nobel. Este somente começou a ser atribuído em 1969 com os merecidos premiados Ragnar Frisch e Jan Tinbergen.

No entanto, e principalmente com a descontinuação da medalha de Walker, o Nobel em Economia é um dos mais prestigiados prémios na profissão.

Dia 11 de Outubro serão anunciados os premiados para o ano de 2010. Já existe alguma especulação sobre quem será distinguido (aqui). Na minha própria opinião, o prémio deverá ser atribuído a alguém na macroeconomia já que o padrão histórico recente sugere uma alternância anual entre este campo e a macroeconomia/econometria. Neste sentido, não consigo pensar em melhores candidatos do que o trio Sargent, Sims, e Hansen pelas suas enormes e influentes contribuições na macroeconomia (expectativas racionais e aprendizagem) e econometria (GMM e VAR). Dada a corrente crise financeira, nomes como Kyotaki e Moore terão um ímpeto natural no comité de avaliação. No entanto, não me parecem tão influentes.

Mesmo que esta previsão não se concretize este ano, Sargent, Sims e Hansen serão candidatos naturais para os próximos anos. Esperemos para ver a 11 de Outubro.

Mais alguém se atreve a previsões?

About these ads
Esta entrada foi publicada em Economia. ligação permanente.

3 respostas a Expectativa para o prémio Nobel em economia – 2011

  1. Ulises diz:

    Olá Tiago,

    Tudo bem?

    Olha, eu acho que este ano a Macro vai ser punida. Com certeza, os candidatos que você citou são dignos potenciáis ganhadores do Prêmio, mas não vejo eles conseguindo-o na próxima segunda. É apenas o meu ponto de vista.

    No mais, ótimo blog o seu!

    Abrs,

    U

  2. Já faltam apenas algumas horas para podermos ver se esses economistas vão vencer ou não o prémio. No entanto parece-me importante salientar que a reputação do comité de atribuição do prémio encontra-se actualmente fragilizada pela atribuição dos dois últimos prémios generalizadamente considerados injustos na profissão. É assim importante que o comité se liberte de alguns ímpetos políticos para se concentrar apenas na ciência económica. Os três nomes citados acima serviriam perfeitamente para esse propósito. Mas claro que há mais.

  3. Guiga diz:

    São estes?

Comentar...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s